A m80 em Direto

07h às 11h
Foi há 34 anos que os U2 gravaram este vídeo num telhado de L.A.
Sónia Simão

Foi há 34 anos que os U2 gravaram este vídeo num telhado de L.A.

Sónia Simão
No dia 27 de março de 1987, os U2 filmaram o videoclipe da canção "Where The Streets Have No Name" no topo do edifício da Republic Liquor Store, na East 7th Street com Main South Street, em Los Angeles.

Quem é que não se lembra das imagens e não ficou com uma pontinha de inveja? 
No fundo, tenho em mim o desejo de que isto possa voltar a acontecer mas um pouco mais perto, quem sabe…


Esta foi uma grande ação promocional do álbum "The Joshua Tree", planeada ao pormenor. A placa do prédio foi reforçada para que aguentasse uma possível invasão de fãs e até instalaram um gerador para o caso da polícia cortar a energia. Tudo bem pensado. Tudo pronto para acontecer pelas 15h30 na East 7th Street e a expetativa seria de uma multidão de cerca de 30 000 pessoas.


Adam Clayton, o baixista da banda, confessou que o objetivo era fechar as ruas. Isto porque, se há coisas que as pessoas detestam, é que se fechem ruas! OS U2 sentiam que deviam mexer com as coisas. E conseguiram! 


Com problemas de segurança, a polícia praticamente de cabelos em pé, havia pessoas penduradas em postes, outras dentro de porta-bagagens... Acredito que todos ficaram com uma boa história para contar. 


Ninguém da banda foi preso, para grande desilusão dos próprios... mas o vídeo ainda hoje é memorável.


Bono revelou em 2005 à revista americana Rolling Stone que teve a ideia da letra dessa canção enquanto viajava pelo norte da Etiópia, em 1985.
"É uma letra estranha e inacabada e, fora do contexto da África, não faz sentido. Mas contém uma ideia muito poderosa. No deserto, encontramos Deus. Em tempos difíceis, em fogo e inundação, descobrimos quem somos. Essa é a minha oração, a propósito, pelos Estados Unidos em 2005. Você quer ir para aquele outro lugar? Onde as ruas não têm nome. Você pode chamá-lo de "alma" ou "imaginação", o lugar onde você vislumbra Deus, seu potencial, seja o que for". 

Relembre este vídeo:

PUB (0:)

RÁDIOS DIGITAIS