A m80 em Direto

07h às 11h
Redação / Agência Lusa
28 abril 2021, 11:30
Partilhar

Leiria vai criar rotunda na Barosa para prevenir acidentes

CC
A Estrada Nacional 242 na zona da Barosa é um dos pontos negros de acidentes no concelho.

O Município de Leiria vai criar uma rotunda na estrada nacional 242 (Nac.242) na zona da Barosa para eliminar um dos pontos negros de acidentes no concelho, depois de ter realizado um protocolo com a Infraestruturas de Portugal (IP).

O vereador das Obras Municipais, Ricardo Santos (PS), explicou esta quarta-feira à Lusa que este "era um dos pontos mais críticos do concelho do ponto de vista da segurança, que a rotunda vai resolver".

Por se tratar de uma estrada nacional, a responsabilidade da sua gestão é da IP, pelo que o Município de Leiria celebrou um protocolo com esta instituição para assumir a obra.

Segundo o autarca, a IP irá contribuir financeiramente com um montante máximo de 600 mil euros, devendo a Câmara de Leiria assumir cerca de 200 mil euros, investimento necessário para o melhoramento dos acessos às zonas industriais de cada lado do cruzamento.

"Como o tráfego para essas ruas é essencialmente de pesados, iremos alargar e melhorar o acesso", revelou Ricardo Santos.

O projeto da rotunda que irá substituir o cruzamento da Zona Industrial da Barosa – Carreira D’Água, está concluído, pelo que o concurso público para a execução da empreitada deverá ser lançado dentro de dois meses. "Estamos a ultimar a expropriação de uma parcela de terreno", adiantou.

Durante a discussão deste ponto na reunião de Câmara na terça-feira, os vereadores do PSD questionaram o executivo sobre outros pontos negros rodoviários, nomeadamente na zona da Ortigosa, na EN109.

Ricardo Santos explicou que essa via é também da responsabilidade da IP e tem realizado contactos para a necessidade de intervenções na EN109 e noutras estradas nacionais que atravessam o concelho.

RÁDIOS DIGITAIS