A m80 em Direto

07h às 11h
Redação
06 maio 2021, 18:22
Partilhar

Mobilidade aumentou na última semana para níveis pré-pandemia

O desconfinamento está a fazer-se sentir, mas as deslocações dos portugueses revelam algum cuidado.

Na última semana a mobilidade dos portugueses aumentou para níveis idênticos aos registados antes da pandemia. Os dados são da consultora PSE que adianta que, na semana passada, Portugal era o quinto país da Europa com maior mobilidade em locais de trabalho e que a tendência tem vindo a acentuar-se nos últimos dias.

O consultor chefe da PSE, Nuno Santos, revela que o último sábado teve o maior registo de população a circular, desde 2020. Também o domingo bateu recordes: desde 23 de fevereiro de 2020 (domingo de carnaval) que não havia tanta gente na rua a um domingo. 

Em relação aos dias úteis, o aumento de mobilidade é já visível no trânsito, nas chamadas ?horas de ponta?. Na quarta-feira (dia 5), ficaram em casa 25,7% da população, um valor idêntico ao registado antes da pandemia. A PSE sublinha por isso que neste momento, em termos médios, estão a circular o mesmo número de pessoas registado antes da pandemia. 

Apesar do aparente regresso à ?normalidade? no que diz respeito à mobilidade, a PSE revela que nesta altura a mobilidade registada é diferente da que se verificava antes da pandemia. A utilização dos transportes públicos continua a ser reduzida (cerca de 35%) e os destinos das deslocações dos portugueses continua a ser reduzidos, sendo principalmente para locais de trabalho.
 

RÁDIOS DIGITAIS